|
Dando cumprimento a estes objectivos, a, ainda, Comissão Instaladora organiza, em 21, 22 e 23 de Outubro de 1998, no auditório da Casa Diocesana de Vilar, no Porto, o 1.º Congresso Português de Tratamento de Feridas, com a participação de palestrantes portugueses e estrangeiros.
Em Setembro de 1999, realizou o 1º “Workshop” no Hospital de Fafe dirigido a 30 participantes, enfermeiros e médicos. O programa compreendia uma componente teórica e uma componente teórico-prática, com a intervenção directa de representantes da Indústria Farmacêutica
O êxito deste “workshop” rapidamente se propagou e a Direcção da APTFeridas começou a ser cada vez mais solicitada. Os pedidos vinham de Centros de Saúde, Hospitais, Sub-Regiões de Saúde, Escolas de Enfermagem e Organismos de Profissionais e Saúde.
O aumento destas Acções de Formação obrigou a Direcção a rever o seu plano de actividade, em duas vertentes: programa e número de formadores.
Além de se manterem os “workshops” de conhecimentos básicos, criaram-se, também, novos Cursos abertos à inscrição de todos os profissionais de Saúde.
A segunda vertente implicou a necessidade de preparar maior número de formadores e, também, a convidar especialistas nas áreas mais específicas com capacidade pedagógica reconhecida e disponibilidade para colaborarem com a APTFeridas.
Esta actividade estende-se a todo o País, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e Porto Santo e dos Açores.
Uma das preocupações é a divulgação na área das Feridas aos novos Profissionais de Saúde. Por isso, se têm feito várias Acções de Formação em Escolas Superiores de Enfermagem para transmissão das boas práticas no tratamento dos Doentes com Feridas.
A APTFeridas organiza, também, cada três anos, um Congresso aberto a todos Profissionais de Saúde, com Palestrantes Portugueses e Estrangeiros.
Entre cada dois Congressos realiza-se um Simpósio Internacional sobre um tema específico.
A APTFeridas é membro da European Wound Management Association (EWMA) e da European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP), desde 2001.
A APTFeridas estabeleceu um protocolo de colaboração com a Universidade Católica Portuguesa para a realização de um Curso de Mestrado em Feridas e Viabilidade Tecidular, que teve início em 2008.
Em Novembro de 2008 é criada, com a colaboração da APTFeridas, a Sociedade Iberolatinoamericana em Úlceras e Feridas, integrando representantes do Brasil, Espanha, Chile, México e Argentina, com a finalidade de serem estabelecidos projectos comuns na área da Prevenção, do Tratamento e da Investigação das Feridas.
|
|