MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONGRESSO

Caro(a) Participante,

Ao longo dos anos, a Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas (APTFeridas) vem desenvolvendo a sua atividade de forma constante junto dos profissionais de Saúde, pessoas com ferida e cuidadores, sendo um dos seus principais objetivos o de melhorar os cuidados à pessoa com ferida e respetivo cuidador.
É reconhecido o seu papel e a sua capacidade de adaptação a novas realidades, nunca perdendo o foco no essencial, que este ano pôs à prova! A pandemia que vivemos nos últimos meses teve, naturalmente, um enorme impacto na área da Saúde, à qual a APTFeridas não ficou alheia.
Desde o início desta crise, quisemos dar o nosso contributo, enquanto Associação, para que os cuidados à pessoa em risco ou com ferida não fossem esquecidos e fomos, até, confrontados com uma realidade que desconhecíamos: os profissionais de Saúde apresentarem, eles próprios, lesões cutâneas decorrentes da sua atividade profissional.
Respondendo aos apelos daqueles que, na linha da frente, combatiam a pandemia, lançamos documentos de consenso, baseados na melhor evidência disponível, sobre a prevenção de lesões cutâneas associadas aos EPI e prevenção de úlceras por pressão na posição de prono, em doentes com ECMO e outros dispositivos médicos. Estes tiveram um enorme impacto, quer a nível nacional como internacional, sendo usados como base para orientações em diferentes contextos.
A necessidade de mantermos a proximidade com os profissionais de Saúde e de continuarmos a apostar na formação, desembocou na criação do 1.º Ciclo de Webinars, intitulado "APTFeridas COnVIDa", em que foram abordadas temáticas relevantes para a prática clínica, das quais destaco: úlceras por pressão, terapia por pressão negativa, úlcera de perna, pé diabético e infeção. Esta atividade superou, em muito, as nossas expectativas, quer pela adesão em massa dos profissionais de Saúde, quer pelos feedbacks que fomos obtendo.

O culminar da nossa atividade anual é o Congresso, no qual fazemos sempre um resumo do que melhor se faz na prevenção e tratamento de feridas, a nível nacional e internacional.
Não querendo deixar de o fazer, mas, obviamente, tendo em conta o contexto, adaptamo-nos, uma vez mais, e organizamos o primeiro Congresso virtual nacional na área da Prevenção e Tratamento de Feridas.
Ao longo destes 5 dias, iremos navegar por um conjunto de temáticas relevantes para todos que, no seu dia-a-dia, prestam cuidados de prevenção e tratamento de feridas. Apesar das diferenças óbvias, mas inevitáveis nesta fase, manteremos sempre a interação com todos os participantes, respondendo a questões e através de workshops dirigidos a temas específicos.

Deixo, ainda, uma palavra a todos os nossos parceiros: sem a vossa participação, não seria possível organizar este evento. A participação ativa da Indústria, quer pela sua presença no evento, quer pela dinamização de simpósios paralelos, leva ao enriquecimento científico do Congresso.

Agradeço a todos que continuam a confiar na APTFeridas como Instituição de excelência.
Conjuntamente com as Autoridades decisoras, responsáveis pelas políticas de qualidade em Saúde, as Ordens Profissionais, as Instituições e os profissionais de Saúde, iremos prestar melhores cuidados de prevenção e tratamento à pessoa com ferida.

Contamos com todos... rumo a uma nova dimensão!

Bem-haja!


O Presidente do Congresso "APTFeridas 2020"

Paulo Ramos

 


EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APTFERIDAS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2019 APTFeridas