|
WHITE PAPER - MATERIAL DE PENSO DE AÇÃO TERAPÊUTICA PARA A GESTÃO DA INFLAMAÇÃO E DA INFEÇÃO
A observação da ferida: leito, bordos e pele perilesional, permite obter informações importantes sobre a sua evolução cicatricial e orientar a abordagem de tratamento. Esta abordagem tem por base o conceito de preparação do leito da ferida e a identificação das barreiras locais à cicatrização.
O presente White Paper surge na continuidade de documentos elaborados pelo Grupo de Trabalho "Viabilidade Tecidular" da APTFeridas e pretende abordar, segundo o acrónimo TIMERS, o Material de Penso de Ação Terapêutica (MPAT) associado a cada barreira local à cicatrização. Nele será abordada a segunda letra do acrónimo TIMERS, a letra "I", que identifica a Inflamação e a Infeção, focando qual o MPAT, as suas características, precauções e aplicações, indicados para a Gestão da Inflamação e da Infeção.
Baseados na melhor evidência científica e boas práticas clínicas, o objetivo deste documento é fornecer uma ferramenta valiosa para os profissionais de saúde, para o tratamento de feridas com presença de Infeção e Inflamação.
| Este documento deve ser citado: Almeida, A.; Moura, A.; Ferreira, A; Magalhães, S. MATERIAL DE PENSO DE AÇÃO TERAPÊUTICA PARA A GESTÃO DA INFLAMAÇÃO E DA INFEÇÃO. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2025. ISBN 978-989-53418-9-4 |
Partilhe e ajude-nos a divulgá-lo!
|
|