|
WHITE PAPER - MATERIAL DE PENSO DE AÇÃO TERAPÊUTICA PARA A GESTÃO DO EXSUDADO EM DESEQUILÍBRIO
A gestão adequada do exsudado em feridas complexas constitui um dos pilares fundamentais no processo de cicatrização, prevenção de complicações e promoção do bem-estar da pessoa. A presença de exsudado em desequilíbrio - seja por excesso, défice ou características alteradas - representa um desafio para os profissionais de saúde, exigindo uma seleção criteriosa de materiais de penso com ação terapêutica (MPAT) ajustado à fase da cicatrização da ferida à sua etiologia e ao estado geral ou condição da pessoa.
Este White Paper, elaborado pelo Grupo de Trabalho "Viabilidade Tecidular" da APTFeridas, tem como objetivo orientar os profissionais de saúde na identificação e utilização dos diferentes tipos de Materiais de Penso com Ação Terapêutica específica, com foco na regulação eficaz do exsudado. Este documento dá continuidade à linha de orientação já estabelecida pelo Grupo, centrando-se na componente "M" Moisture do acrónimo TIMERS, relacionado com a Gestão do Exsudado.
A informação aqui compilada resulta da análise crítica da evidência científica mais recente, da experiência clínica dos profissionais envolvidos e das recomendações de boas práticas nacionais e internacionais.
| Este documento deve ser citado: Almeida, A.; Cuco, C.; Rocha, C; Tavares, I; Noé, M; Amaro, T. MATERIAL DE PENSO DE AÇÃO TERAPÊUTICA PARA A GESTÃO DO EXSUDADO EM DESEQUILÍBRIO. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2025. ISBN 978-989-36371-0-4 |
Partilhe e ajude-nos a divulgá-lo!
|
|