|
WHITE PAPER - MATERIAL DE PENSO DE AÇÃO TERAPÊUTICA PARA A GESTÃO DO TECIDO NÃO VIÁVEL
A presença de Tecido Não Viável numa ferida de cicatrização complexa vai tornar-se uma barreira para o processo de cicatrização, sendo que a sua remoção deve ser tida em conta, de forma a facilitar a evolução da ferida e reduzir a proliferação de microorganismos que podem ficar aderentes e formar biofilme, reduzindo, desta forma, o risco de infeção.
O presente White Paper é o primeiro duma sequência de documentos realizados pelo Grupo de Trabalho "Viabilidade Tecidular" da APTFeridas, que pretende abordar, segundo o acrónimo TIMERS, o Material de Penso de Ação Terapêutica (MPAT) associado a cada barreira à cicatrização. Neste será abordado o MPAT, as suas características, precauções e aplicações, indicados para o desbridamento de Tecido Não Viável.
Baseados em evidências científicas e boas práticas clínicas, o objetivo deste documento é fornecer ferramentas para o tratamento de feridas com presença de Tecido Não Viável, de forma a evitar o atraso no processo de cicatrização. A escolha de um correto desbridamento promove um ambiente ideal para a cicatrização e previne futuras complicações.
| Este documento deve ser citado: Ferreira, A.; Sala, F.; Pires, N; Manuel, T. MATERIAL DE PENSO DE AÇÃO TERAPÊUTICA PARA A GESTÃO DO TECIDO NÃO VIÁVEL. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2025. ISBN 978-989-53418-7-0 |
Partilhe e ajude-nos a divulgá-lo!
|
|