WHITE PAPER - MATERIAL DE PENSO DE AÇÃO TERAPÊUTICA PARA A GESTÃO DA FERIDAS ESTAGNADA: REGENERAÇÃO E/OU REMODELAÇÃO

 
A Ferida Estagnada é definida pela ausência de progressão significativa do processo de cicatrização num período de 2 a 4 semanas, evidenciando disfunção nos mecanismos biológicos de reparação tecidular. Estudos recentes indicam que mais de 70-80% das feridas crónicas apresentam estagnção devido à presença de biofilme ou desiquilíbrio da resposta inflamatória (1-3). Tal, constitui um desafio frequente na prática clínica, sendo um fenómeno transversal a diferentes etiologias (úlceras venosas, úlceras de pé diabético, úlceras por pressão, feridas traumáticas ou feridas cirúrgicas), exigindo uma abordagem baseada em evidência e centrada na pessoa.

A estagnação resulta de uma combinação de fatores locais e sistémicos. A identificação precoce e a intervenção estruturada são essenciais para reverter o estado de estagnação e reduzir complicações como infeção, dor crónica, aumento de custos e perda de funcionalidade.

Este White Paper, elaborado pelo Grupo de Trabalho "Viabilidade Tecidular" da APTFeridas, fornece orientações práticas e científicas para profissionais de saúde, integrando consensos internacionais recentes (EWMA, WUWHS, ICW), modelos de avaliação atualizados (TIMERS, WBP - Wound Bed Preparation Update 2023), no que respeita ao "R" de Regeneração/Remodelação da Ferida Estagnada.

A informação aqui compilada resulta da análise crítica da evidência científica mais recente, da experiência clínica dos profissionais envolvidos e das recomendações de boas práticas nacionais e internacionais.





Este documento deve ser citado: Furtado, A.L.; Correia, C.; Pereira, C.; Malcato, E. MATERIAL DE PENSO DE AÇÃO TERAPÊUTICA PARA A GESTÃO DA FERIDA ESTAGNADA: REGENERAÇÃO E/OU REMODELAÇÃO. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2025. ISBN 978-989-36371-3-5
 


Partilhe e ajude-nos a divulgá-lo!







EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APTFERIDAS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2026 APTFeridas