WHITE PAPER - ABORDAGEM À PESSOA COM LESÕES DE PELE ASSOCIADAS À HUMIDADE

 
A preservação da integridade cutânea está considerada, à luz dos conhecimentos atuais, como um forte indicador da qualidade dos cuidados de saúde prestados, nomeadamente ao nível da prevenção de lesões.

As Lesões de Pele Associadas à Humidade (LPAH) são causadas pela prolongada exposição da pele a fluidos e seus constituintes, de várias fontes.

Existe um conjunto de mecanismos que interagem entre si, de forma a manter a homeostasia cutânea, impedindo a sua lesão. Contudo, em situações agudas ou crónicas, este equilíbrio fica comprometido e é necessária a intervenção externa para a prevenção e tratamento das lesões cutâneas.

A APTFeridas elaborou este documento, com o apoio da 3M, como guia de orientação para as melhores práticas de prevenção e tratamento de Lesões Associadas à Humidade da Pele.

Neste documento, para além de uma revisão da literatura, também encontrará instrumentos que ajudam na prática clínica, constituindo uma mais valia para a melhoria dos cuidados prestados à pessoa em risco ou com lesão de pele associada à humidade.





Este documento deve ser citado: Ramos, P.; Grilo, L.; Sousa, F.; Almeida, A.; Alves, P. ABORDAGEM À PESSOA COM LESÕES DE PELE ASSOCIADAS À HUMIDADE. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2021. ISBN 978-989-54770-7-4
 


Partilhe e ajude-nos a divulgá-lo!






EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APTFERIDAS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2019 APTFeridas