WHITE PAPER - (DES)COBRIR A FERIDA MALIGNA

 
As Feridas Malignas (FM) são uma realidade em Oncologia, surgindo entre as inúmeras complicações de várias doenças oncológicas. Estão habitualmente associadas a estadios de doença avançada, por vezes já multitratada e incurável.

"Viver com uma FM pode ser uma experiência desafiante e até traumática, uma vez que é vista como um relembrar constante da presença de um cancro ou de uma morte inevitável".

A inexistência de um padrão nestas feridas, a escassa evidência científica e ausência de guidelines, dificultam a intervenção dos enfermeiros nesta área, fazendo-os sentir-se inseguros e impotentes.

Contrariamente ao que se possa pensar, as FM parecem estar a aumentar e não apenas restritas aos centros oncológicos. É com esta pertinência que surge este White Paper, dirigido sobretudo a enfermeiros, especialmente aos que terão mais dificuldade nesta área de intervenção.





Este documento deve ser citado: Vicente, H.; Matos, M.; Gomes, S.; Rocha, A.; Carvalhal, S.; Ramos, P.; Moura, A.; Alves, P. (DES)COBRIR A FERIDA MALIGNA. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2021. ISBN: 978-989-53418-1-8


Partilhe e ajude-nos a divulgá-lo!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APTFERIDAS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2019 APTFeridas