WHITE PAPER - O PAPEL DOS SISTEMAS DE COMPRESSÃO NO SUCESSO DO TRATAMENTO DAS ÚLCERAS DE PERNA

 
As Úlceras de Perna Venosas são feridas crónicas, sendo a consequência máxima da Insuficiência Venosa Crónica. Para além do elevado impacto económico nos Sistemas de Saúde, há que ter em conta o forte impacto social que esta patologia assume na qualidade de vida do doente, com alterações significativas nas suas atividades de vida diária, marcadas pela presença de dor e desconforto, limitações à mobilidade, infeções frequentes, etc..

A Terapia Compressiva é considerada o Gold Standard, com recomendação 1-A nas mais recentes guidelines e documentos de consenso, para o tratamento da Úlcera de Perna Venosa e é fundamental para a cicatrização, gestão do edema e outros sinais e sintomas associados à Insuficiência Venosa Crónica.

Contudo, em Portugal, é ainda escasso o recurso à Terapia Compressiva para o tratamento de Úlcera de etiologia Venosa, continuando o acesso à mesma a ficar muito aquém das expectativas,  muito porque, com frequência, os Profissionais de Saúde não se sentem suficientemente seguros para aplicar e fazer uso desta técnica.

Por isso mesmo, pretende-se que este documento possa servir para desmistificar a complexidade da Terapia Compressiva, tornando-a uma técnica acessível a todos os Profissionais de Saúde, de modo a que possam sentir-se seguros para aplicá-la, de forma correta e eficaz.

É assim premente o alargamento da prática de Terapia Compressiva a todo o território nacional, quer pelo direito dos doentes a serem tratados condignamente, e segundo as boas práticas, mas também pela noção dos custos diretos e indiretos que a não realização da Terapia Compressiva implicam.






Partilhe e ajude-nos a divulgá-lo!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APTFERIDAS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2019 APTFeridas