|
WHITE PAPER - MATERIAL DE PENSO DE AÇÃO TERAPÊUTICA PARA A GESTÃO DOS BORDOS INVIÁVEIS E ALTERAÇÕES DA PELE PERILESIONAL
A pele perilesional constitui uma barreira defensora essencial e a sua integridade é fulcral para o processo de cicatrização da ferida, promovendo a recuperação da estrutura da pele e das suas propriedades.
A identificação dos danos que ocorrem na pele perilesional permite definir estratégias de resolução e prevenção dos mesmos, tal como a caracterização dos bordos da ferida contribui para uma perceção mais acurada da viabilidade da migração celular, que ocorre dos bordos para o centro da ferida.
O presente White Paper, elaborado pelo Grupo de Trabalho "Viabilidade Tecidular" da APTFeridas, pretende estabelecer orientações baseadas na evidência para a identificação, seleção e aplicação dos diferentes tipos de Materiais de Penso com Ação Terapêutica (MPAT), com ênfase na otimização da Gestão dos Bordos da ferida e da integridade da Pele circundante. Este documento dá continuidade à linha de orientação já estabelecida por este Grupo de Trabalho, centrando-se na componente "E" Edges do acrónimo TIMERS, relacionado com a Gestão dos Bordos e Pele Circundante ou Perilesional.
A informação aqui compilada resulta da análise crítica da evidência científica mais recente, da experiência clínica dos profissionais envolvidos e das recomendações de boas práticas nacionais e internacionais.
| Este documento deve ser citado: Almeida, A.; Malcato, E.; Tavares, I. MATERIAL DE PENSO DE AÇÃO TERAPÊUTICA PARA A GESTÃO DOS BORDOS INVIÁVEIS E ALTERAÇÕES DA PELE PERILESIONAL. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2025. ISBN 978-989-36371-1-1 |
Partilhe e ajude-nos a divulgá-lo!
|
|