O Trauma Vicariante é um tipo de trauma secundário que ocorre quando os Profissionais de Saúde interiorizam o sofrimento e a angústia emocional dos seus Pacientes. Ao envolverem-se emocionalmente, com pessoas traumatizadas, podem experienciar sintomas semelhantes aos de quem viveu diretamente o trauma. Isto pode resultar num impacto negativo na saúde mental, no bem-estar geral e na qualidade do cuidado prestado aos Pacientes.
É fundamental reconhecer e abordar o Trauma Vicariante para garantir a saúde mental e o bem-estar dos Profissionais de Saúde. Os efeitos não tratados deste trauma podem levar ao esgotamento profissional, à diminuição da qualidade do cuidado prestado aos Pacientes e ao aumento do risco de problemas de saúde mental a longo prazo. Além disso, Profissionais de Saúde saudáveis e resilientes têm uma maior capacidade de dar um apoio eficaz aos Pacientes.
Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do Trauma Vicariante entre os Profissionais de Saúde, que incluem, entre outros:
- Empatia e envolvimento emocional com os doentes;
- Exposição repetida a histórias de trauma e eventos traumáticos;
- Falta de suporte emocional e recursos adequados;
- Falta de formação em autogestão e autocuidado;
- Sobrecarga de trabalho e pressão profissional.
Junte-se a nós, no dia 29 de Junho 2023, pelas 18h00, em direto no nosso Canal de YouTube, para abordar este tema tão importante!
Esta é uma atividade gratuita, mas sujeita a inscrição prévia: